Conheça meus vídeos no Youtube!

Loading...

Seja Um Amigo Do Blog!

abril 11, 2013

Quadro: Artesão Empreendedor - 2º Edição

Boa noite Amigas e Amigos!
  Antes de dar início ao quadro, eu gostaria de agradecer a todos que votaram em mim no Casting do Programa Tudo Artesanal! Foi uma experiência única e muito importante para mim, já que nunca havia participado de nenhum programa de Tv, até então. Infelizmente não foi dessa vez que consegui mostrar meu trabalho na TV, mas o importante é que  cheguei onde cheguei, pela Misericórdia De Deus, e pelos votos carinhosos de todos vocês! Obrigada, e que Deus abençoe a cada um!

  Mas agora falando o que interessa mais, eu também quero agradecer a todas as artesãs que mandaram comentários maravilhosos e que me motivaram a alavancar essa idéia ainda mais. Que nada mais é, de ajudá-las a comercializarem seus produtos com qualidade e profissionalismo, obtendo o sucesso em vendas!
Amei, cada comentário, carinhoso, e principalmente os que falavam o quão útil está a ser esse quadro. É importante ressaltar que o objetivo é esse mesmo, trazer vivências reais para a vida profissional de vocês!

Então Mãos na Massa:

  Continuando a falar sobre Divisão Financeira (dos valores recebidos pelo produto).
Semana retrasada eu expliquei como eu dividia o valor recebido pelo produto vendido, ou seja:
Eu dividia os Valores em Custo, Lucro (investimento) e "Pro-labore".
E também dei minhas definições para cada categoria. Agora vou dar um exemplo, para que vocês possam saber como calculo, isso tudo:
imagem do site: http://www.previsc.com.br
  " A cliente do Buffet X, efetuou a compra de 1 kit da Turma da Galinha pintadinha,  no valor de 
R$ 230,00. Ela efetuou o pagamento a vista, e por isso obteve este valor com desconto. Como vou classificar o Valor em R$ recebidos?"


  1.   De R$ 230,00 >  R$ 100,00 é o valor do Custo para execução do kit. Ou Seja sobram R$ 130,00 para subtrairmos o lucro e pro-labore.
  2.  De R$ 130,00 eu Subtraio 40%  para meu pro-labore,  ou seja R$ 52,00.
  3. Sobrou R$ 78,00  que será meu lucro. 

Ou Seja, do valor Total de R$ 230,00 eu usarei como pro-labore apenas 23% á 25%. Esse valor será meu pagamento.
 Os R$ 78,00 que são meu lucro, eu somarei com os R$ 100,00 que voltarão para o caixa do Ateliê. Estes valores cobrirão as despesas e irão investir na confecção de novos produtos.


  •    Porque o valor de investimento é maior que meu pró-labore? 


Simplesmente porque eu quero que  meu negócio cresça. Se eu não investir no meu negócio, como poderei crescer profissionalmente?  É  necessário muito investimento nos primeiros anos, e o retorno só virá depois de anos também!  Dependendo do valor investido, pode durar uma média de 4 anos. Processo longo, mas o mais seguro para que se tenha um negócio de sucesso, e o mais importante que não se acabe antes dos 4 anos de vida.


Canais de Divulgação
imagem de http://www.literatus.edu.br/

   Não é de hoje que as redes sociais vêm ganhando espaço nas grandes empresas, como instrumento de divulgação de um produto ou marca. Para quem sabe usar estas ferramentas, podem transformá-la em uma "mina de ouro".  Para isso exige-se Foco, Tempo e Dedicação!


  Para entenderem a onde eu quero chegar com isso eu indico uma breve leitura a dois textos postados em um blog chamado Brasil Econômico, escrito pela Roberta Rossetto - Jornalista e sócia da Coworkers Mídias Sociais. Para ler clique aqui e aqui.  
São dois textos que ilustrarão o que quero dizer com o " mina de ouro". Por que?

- Porque divulgar nas redes sociais, da maneira correta ( isso inclui uma excelente foto do produto, texto, campanhas de descontos, sorteios e promoções, etc...) fará com que aumente sua visibilidade na internet, consequentemente aumentarão seus  clientes em potencial, e isso gera a venda.

E para saber quem você quer que compre seus produtos, é necessário ter o foco, um público alvo! Falaremos na próxima postagem sobre o público alvo.

  Ou seja,  assim que definido seu perfil de clientes, é hora de promover sua marca, seu produto, sua loja. Então, como estratégia,  geralmente criamos um sorteio, damos um brinde, algo que motive as pessoas a compartilharem sua informação, sua marca ou produto. "Ora, mas isso é o que grandes Marcas e Empresas fazem."  É isso mesmo! Afinal, não é a toa que a Coca- Cola, Nestlé, Kibon dá brindes para você!
E trazendo isso para nossa vivência, não é a toa que aquela Super Artesã fará um sorteio em seu blog, simplesmente para ganhar visibilidade, acumular seguidores, e principalmente, vender, vender e vender!



Pontos importantes:

  • Mantenha seus perfis das redes sociais o mais profissionais possíveis. Não publique coisas pessoais, isso deixará seu perfil com cara de amador. Isso não significa que não poderá publicar fotos de sua filha segurando seu produto (como eu já fiz). Poderá sim, é uma forma de trazer o humano, para sua marca, trazer o descontráido!
  • Imagem dos Produtos,  a fotografia do produto é tudo, sem ela não vendemos, e sem a venda não temos lucro! Cuide para que suas fotos sejam bem feitas, mesmo que não tenha uma super câmera  usando o celular você conseguirá tirar boas fotos, porque na verdade a iluminação que faz a foto (no começo eu não tinha uma boa câmera)!  -Teremos uma postagem somente sobre fotografia de produtos com as dicas e instruções da Profissional Ligia Barros.
  • Mantenha o Foco no seu objetivo, se você quer usar a rede social para apresentar seu trabalho, use-a de forma coerente.
  • NUNCA publique fotos de produtos que não sejam seus, sem dar os créditos ao autor, ou de forma ilegal,  isso é plágio.
  • Não Conte Mentiras,  divulgar informações sobre capacidade técnicas ou qualificações que você não possui refletirá negativamente em sua imagem. Lembre-se que a verdade sempre vem a público.
  • O público gosta de brindes, faça sorteios, isso com certeza trará muitos clientes em potencial!
  • Cuidado com Ortografia e Gramática, um produto lindo com descrição mal escrita, gera dúvidas sobre o profissional.
  • Cuidado, com as declarações, e posições sobre casos polêmicos, isso com certeza poderá sujar sua imagem. Independente do seu ponto de vista, se um cliente de potencial presencia este tipo de manifestação o impacto poderá tanto ser positivo com relação a sua marca como também negativo. O ideal é ser integro em suas informações, e com toda certeza fugir das baixarias da internet. 
  • Ser Ético, ser profissional, é essencial! Não adianta ter lindos trabalhos e na verdade não Honrar o Título de Artesão profissional.  Isso é muito amplo, infere em táticas de trabalhos, em publicar como seu o que de fato não é, compartilhar produtos ou serviços sem autorização do criador, ser imprudente em falar mal dos trabalhos alheios não só nas redes sociais mais em grupos fechados, vender produtos com pouca qualidade, só para vender por menos, etc..Cuidado! Isso é o princípio do Fim.

Voltando a minha história, quando  criei um blog, eu publicava meus primeiros produtos, foi nele que consegui meus primeiros clientes. O blog é legal porque ele te dá esta oportunidade, de divulgar, de organizar. Então use o blog, como um portfólio de seus trabalhos.

O facebook é uma ferramenta com muita possibilidade de lucro! Porque nela você poderá criar a página do sua marca, e compartilhar as informações dos seus produtos, sorteios, lançamentos etc... 
O Youtube também é uma importante ferramenta, se você publicar vídeos com seus produtos, ou passo a passos, com certeza atrairá mais seguidores e com isso mais visibilidade nas buscas pela internet.

Estas são as 3 ferramentas que utilizo para vender meus produtos e cursos.

Agora Tomem cuidado! Se publicarem algo, sejam 100% verídicos, porque da mesma forma que estes instrumentos podem te levar ao sucesso, eles também poderão te levar ao fundo do poço. Por que? Simples, se um cliente não gostar do produto, ou reclamar algo em sua página, como em um comentário, o resultado será catastrófico, ou seja, ao invés de trazer um conceito positivo para sua marca ele trará o conceito ou imagem negativa!

Lembre-se que a sua página no Facebook é sua imagem profissional, só de pensar assim você conseguirá saber o que pode e o que não pode estar ali!


Para finalizar, para se trabalhar com vendas, é necessário garra, força de vontade, pró-atividade, valentia para fazer aquilo que ninguém espera que faça, coerência, ética, e usar as redes sociais para vender seu produto ou marca! Mas em tudo isso Após gerar a venda, temos que saber administrar o dinheiro que ganhamos com ela, caso ao contrário, não chegaremos a lugar nenhum, e voltaremos a estaca "ZERO". Por isso é tão importante saber dividir o dinheiro ganho com a venda, saber aplicá-lo ao seu empreendimento.

E antes de acabar, eu iria falar sobre oportunidade de negócio nesta edição, mas como o tópico divulgação em redes é muito extenso, decidi que será melhor ser colocado junto com o tópico público alvo.

Tópicos da próxima Edição:
  1. Oportunidade de negócio
  2. Público Alvo
Um grande Beijo a Todos e Até a Próxima!







Translate

Ganhe Descontos, participe de promoções!

Postagens populares

Total de visualizações de página

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome