Conheça meus vídeos no Youtube!

Loading...

Seja Um Amigo Do Blog!

março 26, 2013

Quadro: Artesão Empreendedor

Editado 08/02/2015
Boa Tarde queridos seguidores do blog e assinantes do Feed de Notícias!
Hoje quero apresentar a vocês meu novo projeto, o "Quadro Artesão empreendedor".
Agora no início, farei postagens pelo menos a cada 15 dias, tentarei 1 vez por semana, mas isso dependerá muito do meu trabalho  no ateliê.
Este Quadro esta sendo desenvolvido para incentivar e tirar dúvidas das novas artesãs que precisam de ajuda para divulgarem seus trabalhos, com base na minha experiência e pesquisas feitas pela internet. O foco não será apenas aos iniciantes, mas também aos que já trabalham há algum tempo, e encontram dificuldades na venda de seus produtos e na geração do lucro.
Além disso, também quero motivá-los a abraçarem a ideia do artesanato como fonte de renda, porque nossa profissão é um dom, no qual vejo um grande potencial, com muitos novos clientes todos os dias que muitas vezes, na busca de produtos personalizados ou com um diferencial, estão priorizando as peças artesanais na hora de sua compra.
Mercado, temos para todos! Por isso, também é importante trabalharmos com a ética profissional, o
comprometimento, organização e o espirito empreendedor,  para que se tenha sucesso nas vendas!

Vou começar o Quadro contando a minha própria história, porque penso que, uma experiência real poderá ilustrar, melhor a proposta abordada pelo quadro.


Quem Sou eu?
Eu Lais Braz, nasci na Cidade de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo no ano de 1989.
Filha de pernambucanos, batalhadores, que vieram tentar a vida na Grande São Paulo. Atualmente resido na cidade de São Paulo.
Sou Casada, e sou mãe de uma menina de 5 anos e uma bebe de 8 meses.
Estudei em escolas públicas no ensino fundamental e médio.
Atualmente sou Caloura (bolsista) na Universidade Anhembi Morumbi no Curso de Tecnologia em Eventos.
Sou artesã desde dezembro de 2010.
Professora de artesanato desde Janeiro de 2012.
Blogueira desde janeiro de 2011.




Como tudo começou?
Tudo começou com o chá de bebe da minha filha em 2009, quando eu já conhecia a matéria prima e.v.a  (espuma vinílica acetinada). E em busca de uma ideia para o chá de bebe dela (minha filha) que nasceria em Março de 2010, eu conheci as famosas Fofuchas criadas originalmente pela talentosa Artista Plástica Carla Campos. Porém na época, me vendo em dificuldades financeiras, não podia comprar suas apostilas, ainda mais com um bebe a caminho, então apenas fiquei na curiosidade de aprender a fazer uma Fofucha de eva.

Em Outubro de 2010, quase um ano após eu ter conhecido as bonecas de e.v.a 3D (fofuchas), em minhas pesquisas na internet encontrei o blog: http://clausantanaartes.blogspot.com.br/ , da querida Clau Santana Artes, que disponibilizava gratuitamente um passo a passo básico para confecção de bonecas fofuchas em e.v.a 3d (Para ver o passo a passo clique aqui.).

Minha 4º fofucha 

Depois disso, com muito custo, porque a grana em casa não sobrava consegui comprar os materiais para fazer minha primeira boneca fofucha, que ficou uma monstrinha   coisinha...  Na verdade, após minhas primeiras tentativas eu desisti. E deixei de lado, até um "belo" dia... uma prima de meu marido, se interessou pela minha arte e minhas bonecas e me pediu para fazer a decoração  de mesa da festa do filho dela, em 2D mesmo. O resultado disso me motivou, e ao fazer minhas bonecas percebi que eu fazia em menor tempo e elas ficavam cada vez melhores!



Minha primeira decoração de Festa Tema Usinho Pooh.











Fofucha Fotógrafa


Ai Começou o processo de treino e dedicação!
Fofucha baby engatinhando
Descobri que tudo, dependeria de mim. E com o dinheiro que recebi, eu comprei mais materiais, para que eu pudesse fazer mais bonecas. 

Foi um processo lento, com muito investimento, onde a margem de lucro era de quase nada (isso porque na verdade eu comecei sem nenhum capital)!




No mesmo ano, a partir do 2º semestre ganhei mais visibilidade com o blog, o que gerou minhas primeiras vendas para clientes desconhecidos (os não parentes e amigos).



Qual a estratégia de investimento que utilizei?

Comecei a investir mesmo  com objetivo de negócio, a partir da minha primeira venda. Antes disso, quem bancava a compra dos materiais era meu marido. E eu comprava os materiais, a onde eu encontrava mais barato.

Dica:
  1. Pesquise se onde você mora tem todos os materiais necessários para ingressar nesta atividade. Se no seu bairro, ou cidade, ainda não encontrou os produtos que deseja, com os preços acessíveis, pesquise na internet. Não deixe de pesquisar nunca!  Quanto menor o valor das matérias primas, menor o custo do seu produto, maior possibilidade de lucro, promoção e aumento nas vendas!
  2. Compare os preços, e principalmente a qualidade dos produtos. Onde você encontrar os melhores produtos pelos melhores preços, com certeza será o melhor investimento.
  3. No início é difícil comprar de fabricantes, portanto vá devagar, guarde o dinheiro que recebeu pelos produtos, pelo menos junte para que possa investir em fabricantes (que irão disponibilizar produtos com menor preço, porém é necessário maior investimento).
Eu no começo, só investia, e raramente pegava o dinheiro para meu uso.
Tudo aquilo que eu recebia, comprava em materiais, pagava a condução das viagens a 25 de Março, tudo era apenas para minhas bonecas.

Mas quando as vendas aumentaram, eu consegui dividir o dinheiro da venda, em Custo Lucro (investimento) e "Pro-labore".
  • Custo: Nada mais é do que o valor investido para confeccionar, embalar e entregar aquele produto. E com base nele que se calcula o valor do mesmo. Geralmente o valor do produto deverá ser 3x o valor do custo (claro, sem incluir o valor da entrega). 
  • Lucro/ Investimento: Os três valores são importantes, mas eu particularmente considero este aqui o de maior prioridade entrelaçado com o Custo. Porque é dele que sairá o valor do investimento para meu negócio. E meu negócio somente irá crescer se eu o obtiver #Fato. Todo o valor classificado aqui, é investido no meu trabalho.
  • *Pro-labore: O valor, que é merecido do nosso esforço, o dinheiro que deverá ficar no seu bolso, como seu, para suas necessidades pessoais, como um "salário". E que não poderá interferir no valor de Custo ou lucro. 
Essas três categorias que eu divido o dinheiro dos meus produtos vendidos. Lembrando que são nomeclaturas que eu mesma dei a minha forma de me organizar, as mesmas são utilizadas com objetivos diferentes ou similares, nos estudos de Gestão e Planejamento Empresarial.  No final da postagem colocarei um glossário com as definições destes estudos.


Na próxima postagem, vou continuar contando minha história com o foco no que interessa, que é gerar a renda com seus produtos artesanais.

Alguns tópicos que irei abordar na próxima postagem:


  • Divisão do valor recebido pelo produto (custo, lucro e pro-labore);
  • Canais de divulgação;
  • Oportunidade de negócio;
Espero que tenham gostado desta primeira parte do quadro, e que mandem dúvidas, sugestões e críticas, para nossa próxima postagem!
um grande beijo a todos...

Lais Braz




Glossário:

Custos: são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Custo

Lucro: é o retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos incialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda económica - o lucro econômico pode ser considerado como a renda empresarial.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucro

Pro labore: é uma expressão latina que significa "pelo trabalho". O aportuguesamento pró-labore é a remuneração do trabalho realizado por sóciogerente ou profissional.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3-labore








março 14, 2013

Resultado Sorteio da Votação do Casting




Bom dia Amigos seguidores!
Primeiramente, quero agradecer mais uma vez a todos que me apoiaram nesta campanha, pelo carinho e recados fofos e muito amorosos que deixaram na página! Fiquei lisonjeada e principalmente feliz por te-las como companheiras e amigas neste momento tão especial na minha Vida!
Um grande beijo a cada uma de vocês!
Também quero Agradecer Especialmente a Clau Santana, por ter apoiado a Campanha de Votação, com um propósito único de Valorizar e Lutar por um espaço da Nossa arte na TV Brasileira!

Lembrando que ainda Não Acabaram as Votações, por isso peço a todos com muito carinho, que continuem votando pelo nosso espaço! Quero ensinar muitas coisas para todos vocês!!!
www.tudoartesanal.com.br/casting.php

Segue o resultado do Sorteio do Soprador térmico e da Vaga para o 1 Curso Virtual de Fofuchas da Clau Santana Artes!

Estão na lista, todas as participantes que seguiram corretamente as regras expostas na Fan page do Ateliê Syartes Eva!



Lista de partcipantes Sorteio do Casting
Código
Nome Perfil
0
Márcia Helena
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Tania Delarose
11
12
13
Jessica Mariana Santos
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
Cristiane Ferreira
41
42
43
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62




E a ganhadora é.....



Silvana Santos!!!!  Facebook: https://www.facebook.com/silvana.santos.35977



Parabéns Silvana Santos! Aguardo seu contato por e-mail: syartes.eva@hotmail.com



março 13, 2013

Trabalhos Tema Circo

Boa tarde meus Amores!
Como vão todos vocês? 
Primeiro eu quero agradecer aqui todo o carinho e apoio de todas as pessoas que acreditam no meu trabalho e acreditam que o E.v.a pode ter seu espaço na Tv! Vocês estão fazendo parte de um momento inesquecível na minha vida!

Abaixo alguns trabalhos com o tema Circo! Espero que gostem!


Inspiração no Trabalho de 






março 09, 2013

Estamos na Final do Casting!

Olá queridos seguidores!
Para quem nos acompanha pelo face já esta sabendo que estamos na Final do Casting do Programa Tudo Artesanal apresentado pelo queridíssimo e Talentosíssimo Peter Paiva(que é uma das pessoas mais sorridentes que já conheci na vida)!  Ebaaaaa!!!
Então, também quem acompanha meu perfil sabe que tentaram sabotar minha campanha, me difamando     e caluniando, além de questionarem meu carácter e ética profissional (o que também é Crime Digital sob pena de Lei)! Tudo isso após a nossa Queridissíma Clau Santana Artes (para acessar o blog dela clique aqui!) ter apoiado a campanha! E como todas que acompanham também devem saber o quão bombardeada ela é por defender os Direitos sobre os materiais digitais que criamos para comercializar e ensiná-las.  Eu não entrarei aqui na questão porque já me manifestei uma vez sobre isso, e muitos sabem o quão fui prejudicada e por isso não lancei novas apostilas até hoje (que fique claro, não compactuamos com grupos de trocas e não temos nenhum vinculo com os mesmos)!
Mas meus propósitos aqui hoje, são de lutarmos por um objetivo em comum, o crescimento e desenvolvimento do artesanato com e.v.a no Brasil! Para que todas vocês e eu também possamos ter clientes não só em nosso país mas também como no exterior. Também acredito que com a disseminação do conhecimento sobre o nosso artesanato, não ganharemos apenas retornos  de fatores econômicos, mas também de fatores culturais! Nosso Brasil é rico em talentos e todas temos espaço para tanto, mas para isso muita gente precisa enxergar que, 1 andorinha só não faz Verão! Ou seja, essas rinchas entre os grupos não só nos desunem mas também mancham a imagem  e criam questionamentos sobre ética, moral e profissionalismo de nossas Artesãs.  Então gente enquanto brigamos entre nós mesmas, o pessoal do Biscuit, Crochê, Patchwork, Cartonagem e todas as outras categorias de artesanato, estão unidos em um mesmo objetivo, o de SE ORGULHAR de ser um Artesão! E por isso lutam JUNTOS! E sempre apoiam uns aos outros, porque sabem que sem eles não se divulga, e se não se divulga, não se vende a ideia  e se não se vende a ideia, não somos profissionais, mas sim amadores! Que Fique Claro, isso não significa, e muito menos  justifica, ATOS de procedência criminal, como copia não autorizada de conteúdos digitais, de cursos e apostilas disseminadas entre grupos especializados em trocas (pirataria).

Atenção! Existe uma grande diferença entre Inspirar-se em outro artesão, personagem, obra e dar seus devidos créditos e Apenas Copiar e dizer que criou sozinho!

Todas nós precisamos de ajuda sim, precisamos de apoio e muitas vezes precisamos doar um pouco de nosso trabalho para ajudar quem necessita, sem nada em troca! Mas o que quero que fique claro é que assim como em outras profissões, o Artesão precisa ter ética profissional e ser empreendedor!

Então Votem, votem muito e todos os dias para que nossa Categoria do Artesanato Seja Respeitada e Reconhecida!!!

Um Grande beijo a todas e a todos meus seguidores e em breve terão um pap (super bacana!) que estou preparando para o Casting do programa Tudo Artesanal!

Continuem votando Lais Braz no link: http://tudoartesanal.com.br/casting.php

Lais Braz

Translate

Ganhe Descontos, participe de promoções!

Postagens populares

Total de visualizações de página

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome