Conheça meus vídeos no Youtube!

Loading...

Seja Um Amigo Do Blog!

março 26, 2013

Quadro: Artesão Empreendedor

Editado 08/02/2015
Boa Tarde queridos seguidores do blog e assinantes do Feed de Notícias!
Hoje quero apresentar a vocês meu novo projeto, o "Quadro Artesão empreendedor".
Agora no início, farei postagens pelo menos a cada 15 dias, tentarei 1 vez por semana, mas isso dependerá muito do meu trabalho  no ateliê.
Este Quadro esta sendo desenvolvido para incentivar e tirar dúvidas das novas artesãs que precisam de ajuda para divulgarem seus trabalhos, com base na minha experiência e pesquisas feitas pela internet. O foco não será apenas aos iniciantes, mas também aos que já trabalham há algum tempo, e encontram dificuldades na venda de seus produtos e na geração do lucro.
Além disso, também quero motivá-los a abraçarem a ideia do artesanato como fonte de renda, porque nossa profissão é um dom, no qual vejo um grande potencial, com muitos novos clientes todos os dias que muitas vezes, na busca de produtos personalizados ou com um diferencial, estão priorizando as peças artesanais na hora de sua compra.
Mercado, temos para todos! Por isso, também é importante trabalharmos com a ética profissional, o
comprometimento, organização e o espirito empreendedor,  para que se tenha sucesso nas vendas!

Vou começar o Quadro contando a minha própria história, porque penso que, uma experiência real poderá ilustrar, melhor a proposta abordada pelo quadro.


Quem Sou eu?
Eu Lais Braz, nasci na Cidade de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo no ano de 1989.
Filha de pernambucanos, batalhadores, que vieram tentar a vida na Grande São Paulo. Atualmente resido na cidade de São Paulo.
Sou Casada, e sou mãe de uma menina de 5 anos e uma bebe de 8 meses.
Estudei em escolas públicas no ensino fundamental e médio.
Atualmente sou Caloura (bolsista) na Universidade Anhembi Morumbi no Curso de Tecnologia em Eventos.
Sou artesã desde dezembro de 2010.
Professora de artesanato desde Janeiro de 2012.
Blogueira desde janeiro de 2011.




Como tudo começou?
Tudo começou com o chá de bebe da minha filha em 2009, quando eu já conhecia a matéria prima e.v.a  (espuma vinílica acetinada). E em busca de uma ideia para o chá de bebe dela (minha filha) que nasceria em Março de 2010, eu conheci as famosas Fofuchas criadas originalmente pela talentosa Artista Plástica Carla Campos. Porém na época, me vendo em dificuldades financeiras, não podia comprar suas apostilas, ainda mais com um bebe a caminho, então apenas fiquei na curiosidade de aprender a fazer uma Fofucha de eva.

Em Outubro de 2010, quase um ano após eu ter conhecido as bonecas de e.v.a 3D (fofuchas), em minhas pesquisas na internet encontrei o blog: http://clausantanaartes.blogspot.com.br/ , da querida Clau Santana Artes, que disponibilizava gratuitamente um passo a passo básico para confecção de bonecas fofuchas em e.v.a 3d (Para ver o passo a passo clique aqui.).

Minha 4º fofucha 

Depois disso, com muito custo, porque a grana em casa não sobrava consegui comprar os materiais para fazer minha primeira boneca fofucha, que ficou uma monstrinha   coisinha...  Na verdade, após minhas primeiras tentativas eu desisti. E deixei de lado, até um "belo" dia... uma prima de meu marido, se interessou pela minha arte e minhas bonecas e me pediu para fazer a decoração  de mesa da festa do filho dela, em 2D mesmo. O resultado disso me motivou, e ao fazer minhas bonecas percebi que eu fazia em menor tempo e elas ficavam cada vez melhores!



Minha primeira decoração de Festa Tema Usinho Pooh.











Fofucha Fotógrafa


Ai Começou o processo de treino e dedicação!
Fofucha baby engatinhando
Descobri que tudo, dependeria de mim. E com o dinheiro que recebi, eu comprei mais materiais, para que eu pudesse fazer mais bonecas. 

Foi um processo lento, com muito investimento, onde a margem de lucro era de quase nada (isso porque na verdade eu comecei sem nenhum capital)!




No mesmo ano, a partir do 2º semestre ganhei mais visibilidade com o blog, o que gerou minhas primeiras vendas para clientes desconhecidos (os não parentes e amigos).



Qual a estratégia de investimento que utilizei?

Comecei a investir mesmo  com objetivo de negócio, a partir da minha primeira venda. Antes disso, quem bancava a compra dos materiais era meu marido. E eu comprava os materiais, a onde eu encontrava mais barato.

Dica:
  1. Pesquise se onde você mora tem todos os materiais necessários para ingressar nesta atividade. Se no seu bairro, ou cidade, ainda não encontrou os produtos que deseja, com os preços acessíveis, pesquise na internet. Não deixe de pesquisar nunca!  Quanto menor o valor das matérias primas, menor o custo do seu produto, maior possibilidade de lucro, promoção e aumento nas vendas!
  2. Compare os preços, e principalmente a qualidade dos produtos. Onde você encontrar os melhores produtos pelos melhores preços, com certeza será o melhor investimento.
  3. No início é difícil comprar de fabricantes, portanto vá devagar, guarde o dinheiro que recebeu pelos produtos, pelo menos junte para que possa investir em fabricantes (que irão disponibilizar produtos com menor preço, porém é necessário maior investimento).
Eu no começo, só investia, e raramente pegava o dinheiro para meu uso.
Tudo aquilo que eu recebia, comprava em materiais, pagava a condução das viagens a 25 de Março, tudo era apenas para minhas bonecas.

Mas quando as vendas aumentaram, eu consegui dividir o dinheiro da venda, em Custo Lucro (investimento) e "Pro-labore".
  • Custo: Nada mais é do que o valor investido para confeccionar, embalar e entregar aquele produto. E com base nele que se calcula o valor do mesmo. Geralmente o valor do produto deverá ser 3x o valor do custo (claro, sem incluir o valor da entrega). 
  • Lucro/ Investimento: Os três valores são importantes, mas eu particularmente considero este aqui o de maior prioridade entrelaçado com o Custo. Porque é dele que sairá o valor do investimento para meu negócio. E meu negócio somente irá crescer se eu o obtiver #Fato. Todo o valor classificado aqui, é investido no meu trabalho.
  • *Pro-labore: O valor, que é merecido do nosso esforço, o dinheiro que deverá ficar no seu bolso, como seu, para suas necessidades pessoais, como um "salário". E que não poderá interferir no valor de Custo ou lucro. 
Essas três categorias que eu divido o dinheiro dos meus produtos vendidos. Lembrando que são nomeclaturas que eu mesma dei a minha forma de me organizar, as mesmas são utilizadas com objetivos diferentes ou similares, nos estudos de Gestão e Planejamento Empresarial.  No final da postagem colocarei um glossário com as definições destes estudos.


Na próxima postagem, vou continuar contando minha história com o foco no que interessa, que é gerar a renda com seus produtos artesanais.

Alguns tópicos que irei abordar na próxima postagem:


  • Divisão do valor recebido pelo produto (custo, lucro e pro-labore);
  • Canais de divulgação;
  • Oportunidade de negócio;
Espero que tenham gostado desta primeira parte do quadro, e que mandem dúvidas, sugestões e críticas, para nossa próxima postagem!
um grande beijo a todos...

Lais Braz




Glossário:

Custos: são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Custo

Lucro: é o retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos incialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda económica - o lucro econômico pode ser considerado como a renda empresarial.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucro

Pro labore: é uma expressão latina que significa "pelo trabalho". O aportuguesamento pró-labore é a remuneração do trabalho realizado por sóciogerente ou profissional.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3-labore








18 comentários:

  1. ola amadaadorei e preciso de ajuda faço artesanato a 10 anos e a 3 meses abri meu atelie mas omeu marido me ajud aem tudo pagoaluguel vendo o quefaço e materias pego na 25 de março ja abri o mei sei qu é cedo para ter lucrosfaço de tudo um pouco amo artesanato meu blog www.penelopearts.blogspot.com a detalhe não tenho dividas to suprindo o atelie com as vendas e ajuda do meu marido bjkas to ansiosa pela proxima postagem

    ResponderExcluir
  2. Olá Laiz! Mais uma vez quero te parabenizar por mais essa iniciativa, essa atitude de uma verdadeira profissional, uma pessoa que conhece e sabe muito bem o que ser uma artesã. Obrigada por compartilhar, motivar e nos ensinar o caminho a a ser seguido. Quero deixar registrado aqui meu respeito, admiração e carinho, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lais! Quero mais uma vez parabeniza-la por essa nobre atitude de compartilhar, motivar e nos ensinar o caminho a ser seguido nesse adorável e ao mesmo tempo difícil ramo do artesanato, isso mostra o quanto você é profissional. Deixo aqui registrado meu respeito, admiração e carinho, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Sou sua fã, sempre. Pretendo aprender com você. Realmente é muito difícil o começo, reconheço, também estou nesse passo... quando te sobrar um tempinho, passa lá no meu blog: http://artesanit.blogspot.com.br/ e se possível for me dê a sua opinião do que eu preciso fazer para melhorar... obrigada...bjos

    ResponderExcluir
  5. AMEI AS DICAS, NÃO VOU PERDER NENHUMA, NESSA PRIMEIRA POSTAGEM JÁ TIROU UMA DUVIDA QUE EU TINHA, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  6. Estou começando agora... e pr enquanto mais invisto do que lucro... mas eu gosto muito de fazer essas gracinhas... e como tb tenho um filho pequeno de 2anos.... o tempo não é mt meu aliado... mas nao desisto.. amo o que faço!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Laíz, era tudo que eu estava precisando...Tenho grande dificuldade em vender minhas peças, pra se ter uma ideia tenho mais de 200 "amigos"no FACE e quem mais curte o meu trabalho são pessoas que não conheço. Até pra família é difícil, acham tudo lindo, mas querem de graça (presente.Acredito que preciso encontrar a clientela que realmente gosta do artesanato e paga pela exclusividade. Já conversei até com a Sibele Pousa sobre isso. Tá mais do que na hora de nós "Artesãs de Verdade" (aquelas que tem o dom) de virarmos o jogo e mostrar o valor do nosso trabalho...bjs e obrigada por acreditar em nós...

    Ps: estou votando em você todo santo dia, o EVA vai entrar na grade de programação do Tudo Artesanal.

    Flávia Pestana
    http://marromglaceartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, lindinha. Parabéns pela iniciativa, pelo profissionalismo. Tenho certeza que muitos artesãos serão beneficiados por seu desprendimento, dedicação e carinho. Esse é o melhor lado de um artesão de verdade. Compartilhar o que sabe, ajudar, sem medo, sem restrições aos que estão ainda caminhando, começando na arte e tem muitas dúvidas, desistindo quando não vê resultados. Incentivos como o seu é o que me faz acreditar que há um caminho para se encontrar um mundo melhor. Você mereceu cada segundo empregado quando lhe dei o meu voto no Casting Novos Talentos
    Muitíssimo obrigada.
    Bjs.
    Glória Barros
    gloreg1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa Laíz fiquei tão feliz de entrar no meu blog e "tem gente nova me seguindo" iupppiiii. Obrigada por acreditar no meu trabalho......

    Flávia Pestana
    marromglaceartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lais.
    Quero te agradecer esta iniciativa de ajudar os iniciantes de como vender,as peças.
    Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Lais,
    Estava passeando pela net e acabei chegando até aqui...simplesmente AMEI o seu cantinho, já peguei algumas dicas e com certeza usarei lá na frente rsrs.

    Já estou te seguindo...

    Ahhh tb dei o meu voto para vc lá no tudo artesanal...


    Obrigado pelo voto!

    Só será computado 1 voto por dia!

    Me faça uma visitinha quando puder.

    Beijinhos no seu coração e que Deus continue lhe dando este dom divino.
    Paulinha Barros.
    ateliepaulinhabarros.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  12. oie. boa noite...
    eu te vi na TV no Tudo Artesanal..
    menina, teu blog, tua historia, tua arte e tuas dicas são supimpa demais da conta.
    obrigada por divulgar teu trabalho de forma tão esclarecedora.
    tô seguindo ocê
    quando der passa em casa: http://rosefrizeira.blogspot.com
    tô meio distante do blog porque tenho alguns projetos, mas ainda tô fazendo muita arte
    desejo que Deus te abençoe ricamente e continue te inspirando..
    beijos lindos e carinhosos
    rosemeire

    ResponderExcluir
  13. Amiga,é assim que eu vou te chamar,procurei muito saber como divulgar meus trabalhos na internet e não achava resposta o porque todos vendem e eu não,ficava indignada com isso,pois meus trabalho não é um dos melhores,mas também não é um dos piores e hoje lendo a sua postagem entendi que preciso mesmo é divulgação,obrigado por compartilhar o seu conhecimento! E vou ser sua seguidora de coração!pois vc merece!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das suas dicas, graças a Deus existem pessoas como vc que se doam um pouco para ajudar pessoas como eu que não tem condições de pagar um curso.
    Eu também comecei sem nenhum capital, hoje estava a ponto de jogar a toalha e desistir de tudo então li sua postagem e foi como uma injeção de animo vi que a dificuldade no começo é com todo mundo, mais se persistimos no que queremos conseguimos.
    Eu já fiz de tudo para divulgar criei um blog com muito sacrifício pois não sabia nem como começar ai fui pesquisando na net e descobri como faze.
    Depois fiz uma fã page só que nem meus amigos curtiam ,pessoas que eu não conhecia era quem curtia a minha pagina.
    É muito difícil fazer artesanato pois as pessoas não dão valor ao nosso trabalho
    fico triste as vezes porque as pessoas querem que eu faça as coisas bem dizer de graça ai eu fico na duvida se eu to cobrando caro ou barato d+.
    Tudo que sei aprendi pesquisando na internet com pessoas de bom coração que compartilham seus conhecimentos.
    Realmente o que nos artesão temos é um dom pois sem fazer curso algum eu consegui fazer muitas coisas que pensa ser incapaz de executar.
    obrigado pelas dicas.
    Se poder visita meu blog
    http://mikafofucha.blogspot.com.br/
    e deixa uma dica sobre o que eu posso melhorar para te mais acessos.
    Essa é a minha fã page
    https://www.facebook.com/MikaArtes
    Se de vai la tbm.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das suas dicas, graças a Deus existem pessoas como vc que se doam um pouco para ajudar pessoas como eu que não tem condições de pagar um curso.
    Eu também comecei sem nenhum capital, hoje estava a ponto de jogar a toalha e desistir de tudo então li sua postagem e foi como uma injeção de animo vi que a dificuldade no começo é com todo mundo, mais se persistimos no que queremos conseguimos.
    Eu já fiz de tudo para divulgar criei um blog com muito sacrifício pois não sabia nem como começar ai fui pesquisando na net e descobri como faze.
    Depois fiz uma fã page só que nem meus amigos curtiam ,pessoas que eu não conhecia era quem curtia a minha pagina.
    É muito difícil fazer artesanato pois as pessoas não dão valor ao nosso trabalho
    fico triste as vezes porque as pessoas querem que eu faça as coisas bem dizer de graça ai eu fico na duvida se eu to cobrando caro ou barato d+.
    Tudo que sei aprendi pesquisando na internet com pessoas de bom coração que compartilham seus conhecimentos.
    Realmente o que nos artesão temos é um dom pois sem fazer curso algum eu consegui fazer muitas coisas que pensa ser incapaz de executar.
    obrigado pelas dicas.
    Se poder visita meu blog
    http://mikafofucha.blogspot.com.br/
    e deixa uma dica sobre o que eu posso melhorar para te mais acessos.
    Essa é a minha fã page
    https://www.facebook.com/MikaArtes
    Se de vai la tbm.

    ResponderExcluir
  16. Caramba Laís!!
    Que história, hein?!!
    Me identifiquei em vários pontos... Obg por compartilhar!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir

Olá, é um prazer te ver aqui comentando! Volte sempre que puder para nos trazer mais alegria! beijocas da Sy!

Translate

Ganhe Descontos, participe de promoções!

Postagens populares

Total de visualizações de página

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome